Como Fazer um Site de Nicho

Um website de nicho é um site baseado num tema e que faculta informação para uma audiência ou leitores muito específicos. Geralmente, a ideia por trás de um site de nicho, é escolher um tema, potencialmente rentável, que o usuário goste, e para o qual possa criar conteúdo original e de qualidade, para um “target” que esteja interessado no mesmo e que possa converter, isto é, uma audiência com a qual possa monetizar o seu site com programas de afiliados.

Esta é forma encontrada por muitos blogueiros e webmasters para obterem os seus rendimentos mensais sem saírem de casa.

Como fazer um site de nicho

Para fomentar as hipóteses de criar um site de nicho de sucesso, precisa de gastar algum tempo em pesquisa.

Como criar um site de nicho

A criação de sites de nicho requer que se siga invariavelmente alguns passos fundamentais, nomeadamente:

A escolha do tema para o site

Se o usuário pretende ganhar dinheiro online com o seu site, deve ponderar um pouco sobre o tema que o seu site irá tratar, isto acontece por uma razão muito simples, pois existem temas que não são rentáveis e para os quais não existem anúncios, especialmente quando o site for na  língua portuguesa, pois, como sabemos, o mercado da língua inglesa é muito mais vasto e rentável, embora com uma concorrência muito maior.

Deste modo, como escolher o tema apropriado para um site de nicho? Antes de sequer pensar em ganhar dinheiro, faça uma lista de temas que potencialmente poderiam servir de base ao seu site e sobre os quais você poderia criar muito conteúdo, original e de qualidade.

Além do Google Keyword Tool, que ajuda o webmaster a verificar que palavras-chave têm muita concorrência (ou seja, para as quais existem muitos anúncios), eu uso muito o motor de busca do Google. Basicamente, o que faço é pôr uma determinada palavra-chave neste motor e verificar se surgem muitos, poucos ou mesmo nenhuns anúncios associados a esta palavra-chave. Se surgir muitos anúncios, este nicho pode ser rentável. Pelo contrário, se não surgem anúncios, este nicho muito provavelmente terá uma concorrência baixa ao nível de anúncios, pelo que será pouco rentável.



Selecionar uma plataforma para fazer um site de nicho

Existem diversas plataformas disponíveis online para criar websites de nicho, como o Webnode ou o Xsite Pro.  Pessoalmente, além do Webnode, eu uso de forma recorrente o WordPress, não só para criar blogs, mas também para websites de nicho, uma vez que esta plataforma tem tantos recursos e ferramentas que basicamente podemos fazer tudo o que quisermos. Além disso, o WordPress tem imensos templates disponíveis e personalizáveis para websites de nicho. Eu uso o template Socrates em alguns projectos e tem uma boa taxa de conversão.

Escolha um bom domínio

Um domínio é basicamente o nome do seu site. Imaginemos que você quer criar um site de carros, nomeadamente sobre carros antigos. O seu URL poderia ser algo como www.carrosantigos.com. É importante, em sites de nicho, ter a palavra-chave principal no URL. Existem três domínios de top, além dos nacionais como o .pt ou .com.br, nomeadamente: .com, .net, e .org.

Escolha um serviço de alojamento para o seu site

Após estes  passos, o usuário já pode comprar uma conta de alojamento/hospedagem para o seu site. Basicamente, o alojamento é onde o seu site irá ficar alojado, em linguagem leiga será a casa do seu site, sem a qual o seu site não estará disponível online.   Como pode imaginar, existem muitos serviços na Internet que oferecem bons pacotes de alojamento. Pessoalmente, uso os serviços da PTWS que, além de facultarem um bom apoio técnico sempre que precisamos, tem preços muito acessíveis.

Conteúdo original, de qualidade e com pouca concorrência

Se pensa ganhar dinheiro de forma fácil sem qualquer trabalho, engane-se. Na Internet, é possível ganhar muito dinheiro, mas você também terá que trabalhar muito, nomeadamente na criação de conteúdo original, de qualidade e para o qual haja pouca concorrência.

Recorra ao Google Keyword Tool para analisar e verificar que palavras-chave têm procura e possam gerar tráfego orgânico para o seu site. O tráfego orgânico é o proveniente dos motores de busca e é o que tem a maior taxa de conversão em termos de ganhos.

Agora que já lhe mostrei os passos básicos para criar um site de nicho, você já pode pôr mãos à obra e começar a trabalhar no seu próprio site de nicho.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*