Saiba o que É a Hospedagem de Sites

Especialmente nos webmasters e blogueiros iniciantes ainda surgem algumas dúvidas relacionadas com a hospedagem de sites, por nisso, neste artigo, vamos ver mais em concreto o que é a hospedagem de sites, de uma forma simples e compreensível para todos.

hospedagem de sites

A hospedagem é uma parte importante do processo de criação de blogs e sites.

 

O que é a hospedagem de sites?

De uma forma clara e sucinta, a hospedagem de sites é o serviço fornecido por empresas que disponibiliza espaço na Internet para sites.

Quando você cria um site e quer que outras pessoas vejam o mesmo, irá precisar de fazer o upload ou publicar o mesmo através de um serviço de hospedagem de sites.

Normalmente, estes serviços funcionam através do armazenamento de ficheiros do seu site nos seus computadores ou, se preferirmos, servidores, os quais estão ligados a uma rede muito rápida. Assim, quando alguém digita o endereço do seu site, isto é, o URL, num browser convencional, a Internet liga-se ao servidor que hospeda os ficheiros do seu site, transferindo as informações do seu site para o computador do visitante, no qual podem visitar as páginas e ver o conteúdo do mesmo.

O serviço de hospedagem é responsável por áreas importantes como a manutenção dos servidores e respectivo software, segurança, suporte, largura de banda, velocidade, entre outros aspetos.

O domínio

Antes de subscrever um determinado serviço de hospedagem de sites, você precisa de ter um domínio para o seu site, para poder ser encontrado na Internet. O nome do domínio é importante, pois é praticamente o seu endereço, o qual as pessoas usam para o encontrar no mundo vasto que é Internet. O domínio deve ser de fácil memorização e, além disso, deve ser ainda relevante. Se for um projeto importante para si, escolha um nome que possa transformar mais tarde numa marca, o que acrescentará valor ao seu projeto online.

Facilmente se compra domínios através do serviço de hospedagem de sites e, além disso, são relativamente baratos, sendo que, por vezes, são mesmo gratuitos dependente do serviço de hospedagem ou do pacote que escolher.

Tipos de hospedagem de sites

Normalmente, as empresas disponibilizam mais do que um tipo de hospedagem, dependendo dos seus intuitos e objetivos, conhecimentos, bem como das necessidades em termos de recursos do seu site. Vejamos os tipos mais comuns de hospedagem de sites:

  • Hospedagem partilhada
  • Hospedagem dedicada
  • Hospedagem em nuvem

Estes são os tipos de hospedagem de sites mais recorrentes e que vamos explicar adequadamente noutros artigos. Esperemos que este artigo lhe tenha sido útil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*